Instrumentos avaliativos que permitem verificar o desenvolvimento dos estudantes
Os testes das avaliações educacionais são compostos por itens, elaborados com base nas Matrizes de Referência das redes e dos sistemas de ensino. O item, também chamado de atividade ou questão, é o instrumento avaliativo que permite aferir se um estudante desenvolveu ou não determinada habilidade ou competência. Portanto, para que uma avaliação forneça informações precisas e confiáveis, é essencial que os itens sejam construídos de acordo com critérios técnicos e pedagógicos de qualidade.
Cada item é elaborado por um especialista da área do conhecimento avaliada, para depois ser revisado por pelo menos outros dois especialistas e passar pelo processo de pré-testagem e calibragem na escala de proficiência. Tudo isso busca assegurar a conformidade do item com as técnicas adotadas pelo CAEd/UFJF e com a habilidade ou competência que se busca avaliar. Esse trabalho é realizado nas dependências de nossa instituição, em área segura e de acesso restrito aos colaboradores envolvidos.
Para aprimorar a qualidade dos instrumentos avaliativos e mantê-los em conformidade com as novas demandas e tecnologias, o CAEd/UFJF promove diferentes pesquisas e seminários. Esse movimento traz, além do aperfeiçoamento constante do modelo tradicional de item impresso, a possibilidade de se desenvolver novas formas de avaliação, como, por exemplo, é o caso dos itens digitais, que oferecem maior agilidade em todo o processo de avaliação e produção dos resultados, bem como a possibilidade de ampliar as dimensões do conhecimento a serem contempladas nos testes.
O CAEd/UFJF desenvolve itens digitais para todas as áreas do conhecimento. Esse modelo de avaliação educacional pode ser aplicado por meio das Plataformas CAEd, acessadas por um computador conectado à internet, ou por meio de aplicativo de smartphone, não exigindo que o estudante esteja conectado na hora do teste. Os resultados alcançados são processados e divulgados de forma automática. Ao mesmo tempo, recursos interativos, como vídeos e áudios, podem ser contemplados nos itens, o que permite avaliar habilidades e competências mais complexas.