Avaliar é testar o direito fundamental que todo estudante tem de aprender.
O CAEd é um centro de pesquisa e desenvolvimento tecnológico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que reúne professores, pesquisadores e colaboradores atuantes nas áreas de avaliação e políticas públicas educacionais.
De modo a contribuir para a melhoria da educação das redes públicas de ensino do Brasil, dedicamo-nos, principalmente, ao desenvolvimento de instrumentos e sistemas de avaliação e gestão da educação básica e programas de capacitação e desenvolvimento profissional.
Se hoje somos referência em avaliação educacional, é porque contamos com uma rede de pessoas comprometidas com nosso ideal. Cada processo, solução ou tecnologia desenvolvida aqui é resultado de parcerias com estados, municípios e instituições, cujo trabalho se dá a partir do encontro de pessoas com diferentes formações e culturas profissionais que emprestam seus conhecimentos e talentos em prol da educação.
Avaliar é produzir informações sobre uma determinada realidade. Na escola, a avaliação está presente no cotidiano de professores que precisam, em diversos momentos, verificar o aprendizado dos seus estudantes. Para isso, valem-se de recursos como provas, trabalhos e fichas de observações. A partir das informações geradas por esses instrumentos, é possível determinar quais as ações necessárias para que crianças e jovens possam avançar com sucesso em seu percurso escolar.
Geralmente realizada em larga escala, as avaliações externas têm como propósito principalmente a certificação, o credenciamento, o diagnóstico e a prestação de contas de redes e sistemas de ensino. Essas avaliações costumam ser organizadas a partir de um sistema de avaliação e são aplicadas de forma padronizada para um grande número de pessoas, em sua maioria, estudantes.
Os resultados das avaliações externas dão origem a indicadores que, quando analisados de maneira adequada, revelam se o nível de aprendizagem de nossos estudantes está próximo ou não daquele que desejamos. Esse tipo de informação é essencial para que as redes e os sistemas de ensino possam desenvolver políticas públicas baseadas em evidências e apoiar ações e projetos de gestores escolares e professores com foco nas principais dificuldades dos estudantes.
Desenvolvemos diversos tipos de avaliação – somativa, diagnóstica, formativa – para diferentes áreas do conhecimento. Ao mesmo tempo, investimos em pesquisas com o intuito de aprimorar cada vez mais os instrumentos avaliativos produzidos, as metodologias a partir das quais calculamos os indicadores de desempenho e as tecnologias utilizadas para a divulgação dos resultados. Alguns exemplos são os itens e as atividades digitais, as novas escalas de proficiência e as plataformas virtuais de avaliação e monitoramento.
Somos parte integrante da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Desde a nossa criação, em 2001, marcamos o cenário educacional brasileiro com importantes contribuições, cujo crédito se deve, principalmente, ao ambiente inovador de pesquisa e produção de conhecimento da universidade pública brasileira.
Da cidade de Juiz de Fora, conquistamos o Brasil com a aplicação de avaliações e a implementação de tecnologias em redes de ensino de todas as regiões do país, bem como projetos e parcerias de nível nacional e internacional.