Dos pouco mais de 3 milhões de estudantes do Ensino Fundamental ao Médio da rede pública estadual de São Paulo, mais de 2 milhões já realizaram avaliações e atividades da Plataforma desenvolvida pelo CAEd/UFJF em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP).
A Plataforma de Atividades e Avaliação Formativa está em funcionamento desde 2020. Por meio dela, são planejadas e aplicadas diferentes avaliações e atividades escolares, tanto digitais quanto impressas, que visam verificar o desenvolvimento de habilidades pelos estudantes e promover um reforço no aprendizado.
Professores, técnicos, gestores e demais profissionais da rede têm acesso aos resultados na própria Plataforma, de acordo com o seu campo de atuação, o que permite acompanhar o desenvolvimento dos estudantes e identificar as suas principais necessidades. A apropriação e o uso dessas ferramentas são explorados em duas outras seções importantes da Plataforma, o Desenvolvimento Profissional e as Orientações Pedagógicas, que trazem instruções e percursos formativos sobre avaliação e gestão do currículo.
Para Waldirene Barbosa, supervisora de análises de resultados do CAEd/UFJF, o fato de a plataforma ter sido concebida com conteúdos direcionados ao perfil de diferentes usuários é um dos motivos para o êxito da iniciativa.
“O sucesso do uso e do alcance a um expressivo número de estudantes se deve, em grande parte, ao fato de ser uma plataforma bastante amigável, de fácil navegação. Além disso, a familiaridade da criança e do jovem com os recursos tecnológicos facilita esse processo, pois eles se sentem mais motivados a utilizarem essas ferramentas, mesmo que seja para realizar um teste”, comenta.
Em um cenário de muitos desafios devido à pandemia de COVID-19, a expectativa é de que o diagnóstico gerado pelos resultados das atividades e avaliações auxilie gestores e professores a identificarem, de forma mais precisa, as possíveis defasagens de aprendizagem. Com isso, é possível elaborar políticas educacionais e estratégias pedagógicas que venham a melhorar a aprendizagem e garantir a todos o direito de aprender.