A qualidade da educação depende cada vez mais de evidências produzidas sobre a realidade educacional. Por meio da tecnologia e da inovação, é possível reunir grandes quantidades de dados que fazem a diferença na implementação de políticas educacionais efetivas. Mas, para isso, é preciso compreender esses dados e interpretá-los sem distorções.
Ciente dessa necessidade, o Ministério da Educação de Angola (MED) oferece, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), o Curso de Especialização em Avaliação Educacional em Larga Escala para profissionais da educação angolanos.
A iniciativa ocorre no âmbito do Programa Aprendizagem para Todos (PAT), em que o CAEd apoia a constituição e a operacionalização de transferência de conhecimentos e tecnologias para a implementação do Sistema de Avaliação Educacional na República de Angola.
O curso, que teve início em 16 de novembro, conta com a participação de 48 técnicos e profissionais da área de educação de Angola. Eles foram selecionados por um processo seletivo promovido pelo MED para participarem da capacitação, que tem carga horária de 360h.
As disciplinas abordam temas como “Indicadores e Estatísticas Educacionais”, “Avaliação da Educação Básica”, “Práticas de Uso e Análise de Dados na Gestão da Educação Pública” entre outras, ministrados por professores e técnicos de diversas instituições brasileiras.
Além disso, foi oferecido aos participantes um módulo de nivelamento em introdução à estatística. Segundo Wagner Rezende, professor da UFJF e pesquisador do CAEd/UFJF, a intenção é preparar os técnicos para o trabalho com os dados gerados pelas avaliações educacionais em larga escala.
“Essas 48 pessoas serão a primeira geração de técnicos angolanos capacitados para trabalhar com avaliação educacional, para criar no Ministério da Educação e em alguns setores da educação de Angola essa expertise que eles não têm hoje. O curso tem o objetivo de preparar esses profissionais para o sistema que será implementado”, afirma.
O curso é totalmente on-line, desenvolvido em uma plataforma adaptada ao contexto educacional angolano. Ao final, os participantes terão acesso à certificação de Especialistas em Avaliação Educacional em Larga Escala, oferecida pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Mas a contribuição para o contexto educacional angolano vai além. O CAEd/UFJF realiza ainda uma oficina de elaboração de itens de Língua Portuguesa e Matemática para técnicos do Ministério da Educação de Angola. Os itens elaborados pelos profissionais, após validação feita pelo CAEd/UFJF, passam já a integrar o banco de questões de Angola. Assim, há uma transferência de tecnologia brasileira sem que o conteúdo se afaste da realidade educacional do país africano, já que os próprios profissionais angolanos desenvolveram os instrumentos.
Outro objetivo da parceria é a transferência de conhecimentos técnicos necessários para a implementação de futuras avaliações em larga escala, conforme destaca Rezende.
“O CAEd está dando todo o suporte para aplicação do teste. Desde como você escolhe gráfica, como imprime, como junta as páginas do teste... É uma operação muito cuidadosa. Por isso, o CAEd também está capacitando Angola para todo esse processo de aplicação e logística dos testes”.
Com esse apoio, a expectativa é de que Angola não só construa uma base de dados em educação a partir de avaliações em larga escala, mas também que os mesmos possam ser utilizados posteriormente em políticas educacionais assertivas e eficazes.